quarta-feira, 31 de outubro de 2007
A happy halloween - Gostosuras ou travessuras
Estava aguada de vontade para fazer qualquer coisa relacionada a este tema...e pra variar não tinha uma foto sobre o assunto...mas tudo bem, dei um jeitinho com a colaboração dessa foto do Luiz e da Cris e o resto usei umas que tinha aqui (comendo fondue - o que isso tem a ver...)...a Bruxa "loira" é a Cris of course, puxa na minha empolgação esqueci de colocar a abóbora em algum lugar, "a pizza" - coloquei a pedido do Sérgio - o Luiz vai entender...
no detalhe da foto do caldeirão, passei caneta versamarker transparente e emboss nas bolhas para dar brilho, ficou mais com cara de caldeirão fervendo...
Sapinho pulando do caldeirão - colaboração da Gladys.
A vassoura é um charme a parte!!
Dia das Bruxas
O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento de cariz tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
História
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).
O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.
O Samhain era comemorado por volta do dia 1° de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.
Etimologia
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
Atualidade
Com a conversão ao cristianismo dos povos europeus, foi-se estabelecendo a partir dos séculos IV e V o calendário litúrgico católico, surgindo as celebrações do Dia dos fiéis defuntos e do Dia de Todos-os-Santos, mitigando as referências às entidades pagãs e erodindo a popularidade da sua mitologia em favor da presença dos santos católicos.
Atualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasias que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (considerada como uma forma de bruxaria moderna).
Um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela numa das janelas de casa, em homenagem aos seus ancestrais.
Muitos grupos se reúnem e meditam em volta de fogueiras para honrar seus mortos e seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança. Uma boa bebida para essa época é o leite quente com mel, servido com pedaços de maçã e polvilhado com canela. Pode-se acrescentar o chocolate, que na época dos celtas não existia, mas que hoje é muito bem-vindo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
domingo, 28 de outubro de 2007
Desafio 7 - Flores em feltro
Presentinhos para mim!
Presentinho para Denize
domingo, 21 de outubro de 2007
Projeto para o Papel Arteiro
Montei um Lo utilizando novos papéis que chegaram na loja, a Belinha tá aí só p ilustrar a pág na foto, mas ela já vai sair daí.
Mini-álbum em acrílico transparente, escolhi o tema Natal, afinal de contas o ano praticamente acabou, nossa passou voando.
Mais informações sobre o curso do mini-álbum de Natal, você pode acessar o site da Papel Arteiro.
bjos a todas
domingo, 14 de outubro de 2007
sábado, 13 de outubro de 2007
CROP - 13/10/2007
Moça prendada essa Sandra, tinha até flor na salada...rsTorta de suflair, nem precisa dizer q estava maravilhoso né!
Se vc não sabe o que fazer com seu carrinho de feira...bom aí vai a sugestão da Valeska.
A Sandra P. introduzindo as amigas no vício.
Quando o vício atinge um certo grau, realmente fica difícil de controlar....olha o desespero das meninas!!!
A menina Fly tb marcou presença no Crop.
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Desafio 6 - Meu cantinho de scrap - fitas, botões, tinta acrílica e caneta preta
Gostei muito de fazer este Lo, utilizei poucos materiais, no entanto, o resultado foi satisfatório.
No detalhe a flor feita com fitas, a long time ago, vi algo parecedio no site do Scrapbooking Brasil e agora tive a oportunidade de fazer a minha versão.
Materiais: papéis para scrap roxo, lilás, creme e estampados, carimbo de alfabetos, emboss, carimbeira preta, fita banana (adoro usar fita banana), fitas, botões, tinta acrílica branca para a borda, caneta preta para o texto e contorno da borda, furador de círculos e de selo.
domingo, 7 de outubro de 2007
Desafio 5 - Mãe - transparências
Vlady em Bsb
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Felicidade é...
Nossa olha o fuxico da minha irmã, que delicado.... nossa humilhou o meu! Este cestinho de crochê tá engomadinho....coisa fofa viu!